domingo, 18 de abril de 2010

Dennis Bergkamp - The Iceman.

Sou fanático por futebol desde a copa de 1998, e foi nessa copa também que se iniciou minha admiração pelo futebol holandês. A copa de 1998 foi com certeza à melhor que já acompanhei. Tinha apenas nove anos, mas lembro muito bem de grandes confrontos como: Holanda X Argentina; Brasil X Holanda; França X Paraguai; França X Itália; França X Croácia. Um jogo em especial ficou na minha memória, o dois a um da Holanda em cima da Argentina nas quartas de final. Lembro-me de ter aprendido nesse jogo, que todo brasileiro de verdade odeia a Argentina. Torcemos para que eles não ganhem nem no par ou ímpar. Já tinha visto jogos da Holanda na copa, como a goleada em cima da Coréia do Sul e o difícil jogo contra a Yugoslávia nas oitavas de final, e percebi que havia no time holandês, um jogador especial. Dennis Bergkamp chamava a atenção por sua técnica apuradíssima e por sua inteligência fora do comum. Pois bem, lá estava eu torcendo contra a Argentina, o jogo estava difícil, Kluivert havia aberto o placar, mas a Argentina empatou em falha incrível da defesa holandesa, quando aos 43 do segundo tempo, Frank de Boer lança uma bola quase da grande área para o campo de ataque, na jogada apenas Bergkamp contra Ayala, o holandês mata a bola com uma habilidade incrível, dá um corte no argentino, que até hoje está procurando a bola, e chuta com extrema precisão no canto do goleiro. Um golaço, em minha opinião, o mais bonito daquela copa. Foi ai que começou minha paixão por futebol, e pelo futebol holandês em especial. Passei a acompanhar de perto o futebol europeu em geral, pobre do meu tio, que me agüentava na casa dele todos os finais de semana para assistir os canais a cabo.
Dennis Bergkamp foi o jogador mais espetacular que já vi jogar. Sim, vi Zidane, Ronaldo, Ronaldinho e Messi, e ainda penso que o holandês era melhor. Sei que o Iceman não tem tanta fama como os outros que citei, mas isso não importa. Aliás, isso é assunto para um futuro post. Para quem acha que ter um título de copa de mundo significa ser melhor que um jogador que não o tem, só quero dizer que isto significa dizer que Pirlo é melhor que Zico, Luca Toni é melhor que Van Basten e outras mentiras. Então pense bem antes de dizer coisas do tipo: Pelé é muito melhor que Maradona, ele ganhou três copas; Romário foi melhor que Van Basten, ele ganhou uma copa.


Vejam do que Dennis Bergkamp era capaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário